Google+

Caldo de Mocotó

O Caldo de mocotó é um alimento forte e bastante saboroso. Bom para ser consumido no inverno. Muito popular em Minas Gerais.

Ingredientes:
1 mocotó serrado em rodelas
1 cravo-da-índia
2 dentes de alho picados
8 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de cebola bem picada
2 tomates sem pele e sem sementes
2 folhas de louro
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
3 colheres (sopa) de azeite
folhinas de coentro
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
sal a gosto
Modo de fazer:
Lave muito bem o mocotó, de preferência com uma escova. Coloque o azeite numa panela de pressão e aqueça. Acrescente o mocotó, dê uma ligeira refogada, cubra com a água, adicione as folhas de louro e o cravo. Deixe ferver, sem tampar a panela. Com uma escumadeira, remova a espuma que se formar na superfície.
Quando tiver eliminado toda a espuma, acrescente todos os outros temperos, inclusive o sal (pouco sal). Tampe a panela e cozinhe em pressão por aproximadamente 1 hora.
Retire do fogo, deixe esfriar para eliminar a pressão. Abra a panela. Decarte a folha de louro e o cravo. Verifique se o mocotó está bem macio. Se não tiver, volte com ele ao fogo. Quando a carne estiver bem macia, soltando do osso, retire os pedaços de mocotó da panela, separe a carne do osso. Descarte os ossos. Pique a carne e volte com ela para a panela. Leve ao fogo baixo novamente e ferva durante 20 minutos.
Acerte o ponto do sal. Coloque nas canequinhas ou em pratos fundos, salpique salsinha e cebolinha picadas e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...