Google+

Dicas: Segredinhos que facilitam seu dia-a-dia na cozinha

    01 - Panela queimada.
     A panela queimou. O que fazer?
    Coloque água morna com bicarbonato (substitui o detergente)

    02 - Para Limpar o Alumínio
     Na correria do dia-a-dia ninguém tem tempo, nem disposição para ficar lustrando alumínio. Mas há uma dica que vai deixar seu alumínio brilhando, com produtos caseiros.
    Faça uma mistura com 1/2 colher de chá de óleo e 1 colher de sopa de álcool. Passe no alumínio e depois lave com palha de aço e sabão e enxague em água corrente. Seu alumínio ficará brilhante.
    Esta receita é muito boa para limpar esquadrias de alumínio das janelas e portas. Nesse caso você pode passar a solução de óleo e alcool e retirar o excesso com um guardanapo ou um papel toalha e pronto suas esquadrias ficarão brilhantes. Não é necessário lavar nem enxaguar as esquadrias, basta passar a solução e limpar com papel toalha.

    03 - Como Tirar Mancha de Massa de Tomate de Toalhas de mesa e de Camisetas
    Esprema o suco de 1/2 limão ou 1 colher (sopa) de vinagre e coloque sal até fazer uma pasta; deposite essa pasta sobre a mancha e deixe secar. Retire a pasta seca e pronto. A mancha não existirá mais.

    04 - Aproveite o Mel
    Você não perderá nada do mel, melado ou xarope se, antes de dosá-los passar farinha de trigo por dentro do copo que servirá de medida.

    05 - Separe a  Gema da Clara 
    Se um  pouco de gema cair com a clara do ovo, retire com um pedaço da própria casca do ovo, usando-a como uma concha - a casca atrai a gema como se fosse um ímã.

    06 - Aproveite a Casca do Ovo
    Não jogue fora as cascas dos ovos: Seque e bata no liquidificador para afiar as lâminas. Rico em cálcio, o pó é ótimo adubo para as plantas.

    07- Retire mais caldo do limão
    Os limões renderão mais caldo se, antes de serem espremidos ficarem mergulhados em água quente por alguns minutos. 

    08 - Molho de Tomate com menos acidez
    O molho de tomate fica menos ácido e mais nutritivo se você juntar a ele uma cenoura ralada; o açúcar da cenoura controla a acidez .

    09 - Aproveite o limão que sobras de sua receita
    Não corte o limão ao meio. Corte em volta do miolo do limão, assim os gomos que não forem utilizados ficarão intactos. Cubra o local do corte com um papel filme e guarde na geladeira. Vá cortando na proporção da sua necessidade.

    10 - Conserve suas Batatas
    Se comprou batatas demais, evite que brotem guardando algumas maçãs junto com elas.

    11 - Cebolinhas Crocantes
    Cebolinhas ficam mais crocantes e se conservam por mais tempo  se forem guardadas na geladeira com as raízes mergulhadas na água.

    12 - Evite o Sabor Amargo da Berinjela
    Corte-a em fatias finas e salpique sal dos dois lados. Deixe que elas escorram por 10 minutos, enxágue-as e seque-as com papel toalha.

    13 - Fritura de Peixe
    Um pouco de suco de limão no óleo da fritura de peixe reduz a fumaça e o cheiro.

    14 - Mantenha suas panelas inoxidáveis brilhantes e sem manchas
    Para que suas panelas inox conservem brilhantes e sem manchas passe bicarbonato com o lado macio da bucha de lavar vasilhas e enxague em água corrente.

     15 - Pequenos cuidados que facilitam nosso dia-a-dia na cozinha
    • A Azeitona  deve ser colocada por último, pois, quando ela ferve, deixa um sabor amargo; 
    • Para que a batata inglesa não murche, tempere somente após ela ter sido frita;
    • Para que a beterraba fique mais saborosa, coloque um pouco de açúcar na água de seu cozimento;
    • Prepare doces em panelas de fundo grosso;
    • O coco-da-bahia solta-se mais facilmente da casca se for aquecido no forno ou na chama do fogão antes de ser quebrado;
    • Após serem cozidos, os ovos soltam-se melhor das cascas, se antes forem molhados em água fria;
    • Para que os ovos cozinhem sem rachar, adicione à água da fervura uma pitadinha de sal ou um pouquinho de vinagre;
    • Para conservar as gemas de ovos que sobraram de suas receitas, coloque-as inteiras dentro de uma vasilha com água;
    • Ao preparar frituras à milanesa, use apenas a clara do ovo, pois o uso da gema faz a gordura espumar e ficar saturada;
    • Não guarde sobra de enlatados em suas próprias latas, é prejudicial à saúde. Transfira os ingredientes que sobraram para uma vasilha de plástico ou de vidro e guarde, devidamente tampada, na geladeira;
    •  Para ferver o leite sem que ele grude no fundo da vasilha, molhe a leiteira antes de despejar o leite;
    • A sua vagem cozida ficará verdinha se você acrescentar açúcar à agua do seu cozimento e tampar a panela;
    • Para evitar a baba do quiabo, ele deve ser lavado e secado com um pano de prato. Na hora de refogá-lo, coloque algumas gotas de limão;
    • Para que a couve-flor fique mais branquinha e mais gostosa, coloque duas colheres de leite na água em que  ela será cozida;
    • Para não quebrarem, os pudins só devem ser desenformados após estarem completamente frios.
    16-  Dicas Quentes
    •  Arroz - Uma fatia de pão seco colocada sobre o arroz absorve o excesso de umidade, deixando-o sequinho e solto. quando em cozimento, deve-se manter a panela tampada, senão o arroz perde sabor e textura.
    • Repolho - Suco de limão ou maçã ácida, acrescentados à água de cozimento, retêm a cor do repolho roxo. E, para evitar o cheiro durante o cozimento, acrescenta-se à água, meio copo de leite, meia fatia de pão (ou alguns pedaços de aipo) e uma pitada de bicarbonato de sódio.
    • Bolo - Para que o bolo solte da forma com facilidade depois de assado, envolva a forma num pano molhado em água.
    • Pão-de-ló - As sobras de pão-de-ló podem ser aproveitadas, espalhando-se mel sobre as fatias e levando ao forno quente por alguns minutos.
    • Filé de Peixe - Biscoito salgado, triturado no liquidificador, substitui a farinha de rosca quando se vai empanar filés de peixe.
    • Salsichas - Para reter melhor o sabor e evitar que as salsichas "estourem", deve-se apenas esperar que a água levante fervura, e, em seguida, retirar a panela do fogo, feixando-a coberta durante 8 minutos, aproximadamente.

    • Limão e Cravo - Esta dica é ótima para quem fará as refeições ao ar livre, churrasqueira... Cravos espetados em limão afastam as moscas e os mosquitos. Um repelente eficiente e barato. O limão, quem diria, tão apreciado nas caipirinhas, não tem o mesmo prestígio entre as moscas e os mosquitos. Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o Aedes Aegypt. Repelente de mosquitos o cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas. Contra moscas e mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados. Faça como na foto. Enterre alguns cravos em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa. Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue,malária e outras doenças transmitidas por mosquitos. Use também na geladeira para afastar maus odores.
    • A pia entupiu, e agora?
    Esses problemas nos pegam sempre de surpresa, mas para desentupir facilmente pias e vasos sanitários, jogue um pouco de bicarbonato , derramando em seguida meia xícara de vinagre.

    • Sapatos e bolsas de Couro.
    Nunca guarde peças em couro dentro de sacos pláticos, pois este artigo precisa ser armazenado em lugares arejados e isentos de umidade. Tire as peças frequentemente do guarda roupa (ou de onde estiverem guardadas) e passe um pano úmido, deixando secar à sombra.
    Você também pode passar cera incolor (líquidas ou em pasta) em sapatos e peças de vestuário em couro. O ideal é aplicar em toda a peça e depois tirar o excesso com uma flanela. Isso protege e hidrata o couro.
    Quando o couro do sapato for duro, é possível amaciá-lo esfregando delicadamente um pano embebido em azeite. Mas só serve azeite, não pode ser óleo de soja de milho ou óleo mineral. Esses óleos ressecam e danificam o couro.
    • Caiu no tapete:
    Caiu catchup, maionese ou refrigerante no tapete? Para limpar, tire o excesso com um pano ou uma colher. Em seguida borrife a seguinte mistura: uma parte de multiuso e 10 partes de água. Esfregue um pano seco , de fora para dentro. Repita isso até sair bem a mancha. Para finalizar, borrife um outra mistura de vinagre com água, também na proporção de 1 para 10. Passe o pano. O vinagre cortará a ação do produto químico.
    • Cheiro Forte na Geladeira ou nos vasilhames
      Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

    • Para Eliminar Ferrugem 
      Para tirar manchas de ferrugem de roupas, é fácil.  Basta passar polidor de panela (aquele que é passado para dar brilho, lustrar) na roupa e esfregá-la bem. Ou faça uma solução de água, limão e sal, coloque sobre a mancha e exponha ao sol.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...