Google+

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lanche Rápido - Mistura Básica Caseira Instantânea para Bolo

Como está seu tempo? Vai receber alguém e não tem tempo para preparar um lanche rápido? Como você faz quando recebe uma visita que não estava esperando, para lanchar com você? Confira esta receita. Você pode preparar sua mistura para bolo instantâneo e deixar na sua geladeira em vasilha fechada, até por um mês. Confira:


Mistura Básica para Bolo:
Ingredientes:
06 xícaras (chá) de farinha de trigo
04 xícaras (chá) de açúcar refinado
03 colheres (sopa) de fermento em pó
02 colheres (chá) de sal
1 1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada.
Modo de Fazer:
Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescente a gordura hidrogenada misturando com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Coloque num recipiente com tampa e feche bem. Guarde na geladeira. A mistura é válida por 30 dias.
Rendimento: 13 xícaras.

Variações de Bolo feito com a massa instantânea
Bolo Simples:
Ingredientes:
03 xícaras (chá) da mistura básica para bolo
02 ovos
01 colher (chá) de baunilha (opcional)
1/2 xícara (chá) de leite
Modo de Fazer:
Numa vasilha coloque todos os ingredientes e misture bem com um fuiê ou uma espátula (Quanto mais batido, melhor. De preferência numa batedeira). Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), préaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma.

Bolo de Banana com a massa caseira instantânea
Ingredientes:
03 xícaras (chá) da mistura básica para bolo
1/2 colher (chá) de canela em pó
02 ovos
1/2 xícara (chá) de banana amassada
Modo de Fazer:
Numa vasilha coloque a mistura básica, a canela em pó e misture. Junte os ovos e a banana, e mexa bem com uma espátula. Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), préaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma.

Bolo de Cenoura com a massa caseira instantânea
Ingredientes:
03 xícaras (chá) da mistura básica para bolo
02 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó (opcional)
3/4 xícara (chá) de cenoura ralada no ralo fino
01 colher (sopa) de suco de limão
Modo de Fazer:
Numa vasilha coloque a mistura básica, a canela e mexa bem. Junte os ovos, a cenoura, o suco de limão e mexa bem (de preferência bata em uma batedeira). Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), préaquecido, por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma.

Bolo de Abacaxi com a massa caseira instantânea
Faça a massa conforme instruções do bolo simples. Unte uma forma de 20 cm de diâmetro e coloque fatias finas de abacaxi. Salpique açúcar com canela (aproximadamente uma xícara (chá) de açúcar com 01 colher(sopa) de canela (a canela é opcional). Coloque a massa por cima e asse em forno moderado (180ºC), por 30 minutos ou até que, enfiando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma. Para desenformar aqueça apenas o fundo na chapa do fogão e desenforme.

Bolo de Coco e Passas com a massa caseira instantânea
Ingredientes:
03 xícaras (chá) da mistura básica para bolo
01 colher (chá) de canela em pó (opcional)
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1/2 xícara (chá) de passas
02 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
Modo de Fazer:
Coloque a mistura básica, os ovos e o leite e bata na batedeira. Acrescente a canela, o coco e as passas e misture delicadamente com uma espátula ou um fuiê. Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), por 30 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma.

Bolo de Chocolate com a mistura caseira Instantânea
Ingredientes:
03 xícaras (chá) da mistura básica para bolo
1/4 xícara (chá) de chocolate em pó
02 ovos
01 colher (chá) de baunilha
3/4 xícara (chá) de água gelada
Modo de Fazer:
Misture na tigela da batedeira, a mistura básica e o chocolate. Junte os ovos, a baunilha e água gelada e bata na batedeira até a massa ficar homogênea e fofa. Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado (180ºC), por 30 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar na própria forma.

Obs.: Todas as variações do bolo feito com a mistura básica caseira para bolo instantâneo pode ser batida manualmente com uma espátula ou um fuiê, ou uma colher, o importante é bater bem, até ficar uma mistura homogênea e fofa. Bater na batedeira é melhor e mais fácil. Mas se você não tiver uma batedeira não tem importância você pode fazer o bolo manualmente que ele fica bom do mesmo jeito.

Um comentário:

  1. Sempre presenteio amigas com esta mistura.É ótima! Faz parte da minha coleção de receitas desde novembro-98 quando a vi pela primeira vez no Revista Manequim cozinha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...