Google+

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Croquetes Recheados da Vovó

Ingredientes:
1/2 litro de água
1 litros de leite
4 tabletes de caldo de galinha
5 colheres (sopa) de margarina
8 batatas cozidas
4 gemas
1 Kg de farinha de trigo
Para o Recheio:
100 ml de azeite de oliva extra virgem
4 dentes de alho socados
2 cebolas médias picadas
1 colher (sopa) de colorau
salsa e cebolinha a gosto
pimenta calabresa a gosto (opcional)
2 tabletes de caldo  de galinha
1/2 Kg de frango desfiado
2 ovos cozidos e picados
100g de uva passas pretas, sem caroço (opcional)
100g de azeitonas verdes picadas.
1 Kg de farinha de trigo
Para empanar:
300 g de farinha de rosca (aproximadamente)
4 claras ligeiramente batidas
óleo para fritar
Modo de Fazer:
Em uma panela, coloque a água, a metade do leite, o caldo de galinha e a margarina e deixe ferver em fogo brando. Bata a gema, o restante do leite e a batata cozida, no liquidificador,  até formar um creme. Despeje na panela que está no fogo; quando ferver, acrescente a farinha de trigo  e mexa até soltar da panela. Retire do fogo e coloque sobre uma bancada pra esfriar. Cubra a massa com um plástico para que não resseque. Depois, sove a massa  até ficar lisa.
Recheio:
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente o caldo de galinha e a pimenta calabresa. Coloque o frango desfiado e deixe corar ligeiramente. Acrescente 50 ml de água e aguarde ferver, mexendo ligeiramente. Adicione os ovos, a uva passa e a azeitona e misture suavemente. Acerte o tempero. Desligue o fogo e espere esfriar antes de rechear os croquetes.
Toque Final
Faça bolinhas com a massa e abra as bolinhas nas mãos, recheie e modele os croquetes no farmato desejado. Passe na clara e na farinha de rosca . Frite em óleo quente escorra a gordura e coloque em uma vasilha forrada com papel toalha para  absorver o excesso de gordura.
DICAS:
  • Croquetes ficam melhores quando fritos numa panela funda com bastante  óleo, para que flutuem e não toquem o fundo do recipiente.
  • Coloque-os na panela quando o óleo estiver bem quente e não coloque grandes porções de uma só vez , para não esfriar o óleo e causar encharcamento dos croquetes.
  • Para fritá-los de forma que fiquem corados por fora e cozidos por dentro, assim que uma crosta se formar em volta deles, abaixe o fogo.
  • Os croquetes podem ser congelados crus ou fritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...